Quantos colaboradores da sua empresa já receberam atestado e foram afastados com algum problema de saúde? Quanto será que a sua empresa já gastou com doenças, sendo que poderia ter economizado muito com ações simples? É para isso que a Medicina Ocupacional existe, promover a saúde dos trabalhadores e certificar para a empresa a estabilidade no seu quadro.
A Medicina Ocupacional é uma especialidade médica, criada para garantir a promoção e manutenção da saúde dos trabalhadores. É através dessa área que podemos descobrir os riscos à saúde, prevenir e tratar lesões e doenças advindas do trabalho.
Os riscos à saúde do trabalhador podem surgir por diferentes motivos, dos mais simples aos mais complexos: uma lesão por trabalho repetitivo, como digitação; equipamentos inadequados que não dão o suporte necessário para que o corpo fique muito tempo na mesma posição; funções que deixam a pessoa exposta a químicos ou outros perigos; serviços que exigem turnos que demandam mais da saúde; ou até mesmo exposição a fatores estressantes que resultam em problemas psicológicos.
Diante de tantas possibilidades, uma empresa precisa estar preparada para prevenir, promover, conscientizar e atender seus colaboradores com prontidão, para que, dessa forma, evite-se que problemas maiores de saúde, que gerem o afastamento temporário ou definitivo do trabalhador, aconteçam.
Toda empresa precisa de um setor de Medicina Ocupacional?
Toda empresa deveria, sim, se preocupar com a saúde de seus funcionários e propiciarem um ambiente seguro, contudo, perante a lei, a obrigação dos serviços de Medicina Ocupacional dependerão do tamanho da empresa e qual atividade ela desenvolve.
No Brasil, a Medicina Ocupacional está dentro do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), regulamentado pela Norma Regulamentadora NR-4. Empresas que atuam no regime de contrato CLT e possuem mais de 50 colaboradores, deverão obter este serviço, sendo que, o tamanho da equipe de segurança e medicina do trabalho dependerá também do grau de risco da atividade, assim como os locais onde a empresa opera.
Pequenas empresas, com baixo grau de risco, podem não ser obrigadas a manter um SESMT, contudo, ainda é necessário adotar medidas de saúde ocupacional. Médias e Grandes Empresas, em particular aquelas que desenvolvem atividades de risco, são obrigadas a contar com profissionais especializados em Medicina Ocupacional.
Ainda, temos os Setores Específicos, como os setores de indústria química, saúde, mineração e construção civil, que oferecem maior risco aos trabalhadores e, portanto, precisam de cuidados ainda mais especiais.
Como montar uma equipe de Medicina Ocupacional
Uma equipe de Medicina Ocupacional deve contar com diversos profissionais que tenham especialização na área e que possam identificar facilmente os problemas antes de se agravarem. Assim como, devem fazer o atendimento adequado em casos emergenciais.
Porém, não é apenas atendimento médico prestado por esse setor, é necessário também toda a logística e administração para gerenciar o trabalho dos profissionais, controlar os insumos médicos, mapear os problemas frequentes e as áreas de risco para que ações preventivas possam ser tomadas.
Na equipe de Medicina Ocupacional contamos com:
- Médico do Trabalho: realiza exames médicos admissionais, periódicos e demissionais. Faz atendimento na empresa, podendo diagnosticar, medicar e/ou encaminhar o paciente. Ainda, participa da elaboração e implementação de programas de promoção de saúde ocupacional.
- Enfermeiro do Trabalho: auxilia na atuação do médico, realiza primeiros socorros, lida com os atendimentos mais leves e faz o acompanhamento da saúde dos trabalhadores. O enfermeiro também participa de campanhas de promoção da saúde.
- Auxiliar de enfermagem: apoia o trabalho do enfermeiro, auxiliando na parte burocrática e de gestão, assim como em atendimentos menores.
- Engenheiro de Segurança do Trabalho: é aquele que identifica, avalia e controla os riscos presentes no ambiente de trabalho, desde nas instalações gerais da empresa, como avaliação de equipamentos e maquinários.
- Técnico de Segurança do Trabalho: este profissional complementa a ação do engenheiro, atuando diretamente no local de trabalho, desta forma pode monitorar as condições de segurança e implementar medidas preventivas.
- Psicólogo do Trabalho: o psicólogo do trabalho é um membro da equipe cada vez mais valorizado, que visa o bem-estar mental dos trabalhadores. É este profissional que pode identificar fatores de estresse e desenvolver programas de promoção e melhora da saúde mental e emocional no trabalho.
Essa equipe ainda pode trabalhar em parceria com outras, como a Equipe de Urgência e Emergência, que possuem o preparo e equipamento adequado para fazer atendimentos emergenciais e resgates quando necessário.
Com uma equipe alinhada e bem treinada, a empresa consegue atingir diversos objetivos como, mapear e antecipar riscos; prevenir acidentes, lesões e doenças ocupacionais; promover a saúde física e psicológica; agilizar a recuperação de trabalhadores acidentados ou que desenvolveram doenças relacionadas ao trabalho; cumprir a legislação; melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e criar um clima saudável e positivo na empresa.
Os benefícios de atingir estes objetivos através da Medicina Ocupacional são muitos, quantitativos e qualitativos:
Economia
As doenças e lesões ocupacionais podem ser uma grande fonte de custos para a empresa, pois, acidentes e a necessidade de tratamento médico pode afastar o colaborador de seu serviço, gerando absenteísmo; aumentar a sinistralidade do convênio médico; gerar penalizações e processos que podem resultar em uma grande perda econômica para a empresa.
Melhoria da Qualidade de Vida
Pessoas que se sentem seguras, atendidas e cuidadas em seus trabalhos, podem aumentar a qualidade de vida, que está diretamente ligada com a melhora de saúde destes, assim como maior comprometimento e produtividade no trabalho.
Além disso, essa cultura empresarial, pautada na promoção de saúde, bem-estar e segurança, ajuda a influenciar positivamente os trabalhadores, tornando o ambiente corporativo mais agradável.
Imagem Corporativa
Corporações que colocam a saúde e segurança da sua equipe como algo dispensável correm um grande risco de ferir a sua imagem com consumidores, clientes e investidores. Por outro lado, empresas que investem na saúde e segurança de seus trabalhadores tendem a ser vistas de forma positiva por clientes, podendo resultar em uma melhor reputação e vantagem competitiva.
Ainda, a imagem corporativa positiva pode atrair e reter mais talentos, melhorando o rendimento da empresa.
Podemos ver que a Medicina Ocupacional é essencial para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. Portanto, é muito importante que uma empresa tenha um serviço de ponta, com uma equipe qualificada e os melhores softwares de gestão disponíveis no mercado.
Melhore a qualidade de vida dos seus colaboradores, economize e ainda construa uma imagem positiva da sua empresa. Conheça dos serviços do Grupo Med+ para promover a saúde e segurança na sua empresa.
Add your own text