Principais métodos de Prevenção e combate a Incêndio
O que é Prevenção e combate a Incêndio? Quais os principais métodos? Descubra tudo aqui!
Quando falamos de Prevenção ou Combate a Incêndio a primeira coisa que nos vem à cabeça é a imagem dos Bombeiros combatendo o fogo em alguma emergência. Sim, são eles os especialistas nesse assunto, mas o termo também é utilizado para as medidas de segurança preventiva relacionadas a incêndios.
Essas medidas evitam que seja gerado um incêndio. E muitas vezes é o que pode fazer total diferença num cenário de crise. Quem implanta essas medidas de prevenção de incêndio não são os Bombeiros Militares ou Civis.
A implementação é de responsabilidade dos empreendimentos ou entidades responsáveis pelo ambiente no qual elas serão usadas. Por isso existem os serviços especializados de Combate e Prevenção de incêndios in loco, usados por empresas, poder público e indústrias. Que é um dos serviços oferecidos pelo Grupo Med+.
O que é Prevenção e Combate a Incêndio?
Para prevenir um incêndio é necessário educar e conter. Quanto a educação se refere a orientar o público sobre como agir para evitar um incêndio, e a como agir caso a emergência aconteça.
Essa educação inclui a orientação na instalação de medidas de proteção no local monitorado, seguindo os princípios da segurança contra incêndio.
Já o “combate a Incêndio” é a ação de enfrentar, conter e extinguir o fogo. Priorizando agir o mais rápido possível, atuando preferencialmente no início da ocorrência.
Objetivos principais da Prevenção de Incêndio
· Criar e executar o Plano de Emergência Contra Incêndio;
· Proteger a vida;
· Evitar a propagação do incêndio;
· Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
· Oferecer condições para as operações do Corpo de Bombeiros Militar;
· Proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco.
NR 23
Para que a prevenção e o combate ao incêndio sejam executados existe uma norma regulamentadora que orienta a ação, a Norma Regulamentadora Nº 23 – Proteção Contra Incêndios. Essa orientação é indispensável e garante que a legislação está sendo seguida.
Veja o que diz a NR 23
23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:
a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;
c) dispositivos de alarme existentes.
23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.
Bombeiros Militares e Civis
Que são os bombeiros que prestam o serviço de combate já sabemos, mas existem profissionais do ramo direcionados a atuações específicas. Vamos lá!
Militares
No Brasil, os bombeiros que prestam serviço público são militares. Eles são selecionados e treinados via concurso público e prestam serviço à população geral.
Civis
O bombeiro civil também atua na proteção das pessoas e patrimônios contra riscos de acidentes como incêndios e vazamentos. O bombeiro civil também realiza inspeção e testes em equipamentos de segurança e treina equipes que atuam em emergências.
Diferente do bombeiro militar, o bombeiro civil tem uma formação que não segue a carreira militar e atua dentro dos limites do local para onde foi contratado. Podendo trabalhar em indústrias, edificações, empresas e eventos, sejam públicos ou privados.
Um exemplo é o Bombeiro Aeródromo, que tem treinamento específico para atuar em aeroportos.
No caso da atuação em Aeroportos existem certificações específicas que regem os treinamentos de Bombeiros Civis de Aeródromo. Como o caso da OE-SESCINC.
OE-Sescinc
A OE-SESCINC significa Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis. Ou seja, apenas empresas com essa homologação, atribuída pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) podem treinar Bombeiros Civis para atuarem em aeródromos.
A ANAC homologou a certificação de Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (OE-SESCINC) Tipo 2, para o Grupo Med+ em 2021.
Hoje somos uma organização apta a oferecer 3 cursos para bombeiro de aeródromo sendo:
- Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo 2 (CBA-2);
- Curso de Atualização para Bombeiro de Aeródromo (CBA-AT); e
- Curso de Especialização de Bombeiro de Aeródromo Chefe de Equipe de Serviço (CBA-CE).
Como implementar Prevenção e Combate a Incêndio?
Para saber mais sobre como adotar medidas de prevenção e combate a incêndio é recomendado se informar junto ao Corpo de Bombeiros local.
Porém, se a sua necessidade é empresarial o ideal é buscar um serviço especializado para proteger o seu patrimônio e os seus funcionários.
Acesse nossa página de Bombeiros Civis e descubra um pouco mais sobre o serviço prestado pelos nossos Bombeiros Civis e de Aeródromo.
Comente
Want to join the discussion?Feel free to contribute!