SESMT corresponde à “Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho”, um serviço essencial, que toda empresa com modelo CLT e mais de 50 funcionários são obrigadas a implementar. Aqui você descobre tudo sobre o que é SESMT, quando e como sua empresa precisa implementar o serviço.
O que é e importância do SESMT
O SESMT foi criado em 1978 para proteger os trabalhadores do Brasil, já que o país emplacava o pódio dos lugares mais perigosos para se trabalhar no mundo. Este serviço foi, então, estabelecido pela norma regulamentadora n°04 (NR-4), da Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, que obrigada a contratação do SESMT conforme número de funcionários e risco do trabalho.
O objetivo desse serviço é garantir a integridade física do funcionário, evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais e acidentes no trabalho.
Infelizmente, mesmo com a criação dessas normas já há quase 4 décadas, o Brasil ainda continua no pódio dos países com mais acidentes no mundo. Segundo o Ministério Público do Trabalho – MPT acontecem todos os dias 70 acidentes de trabalho por hora no Brasil, sendo considerado apenas o trabalho formal, o que faz com que o país fique em terceiro lugar daqueles que possuem ocorrências, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Além da enorme perda social que temos quando ocorrem acidentes de trabalho, ainda existem os principais impactos para uma empresa:
- Perda de mão de obra capacitada e treinada.
- Risco de multas, processos ou autuações que podem gerar enormes perdas financeiras e até mesmo o fechamento da empresa.
- Danos na imagem pública da empresa.
- Dificuldade de reter novos talentos.
Portanto, a contratação de SESMT pode tanto ajudar a empresa a economizar com gastos relacionados a doenças e acidentes no trabalho, quanto apoiar na construção da imagem da empresa e um ambiente de trabalho seguro, que atraia e retenha talentos.
O que compõe o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
Para evitar o desenvolvimento de doenças ocupacional e possibilitar a criação de um ambiente de trabalho mais seguro, o SESMT conta com uma equipe de profissionais especialistas. Mas antes de entrarmos na composição dessa equipe, vamos tirar uma dúvida recorrentemente ligada a este tema, a diferença entre CIPA e SESMT.
No momento de montar a estrutura de saúde e segurança das empresas, muitos profissionais podem confundir dessas duas áreas, que possuem funções complementarem e diferentes.
O CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidente, visa a prevenção de acidentes, através da investigação dos riscos, promoção de campanha de prevenção e auxílio na implementação das normas de seguranças. A equipe que compõe o CIPA são colaboradores da própria empresa e são eleitos para o cargo.
Enquanto isso, o SEMST promove a saúde e protege a integridade do trabalhador mediante ações de engenharia de segurança e medicina do trabalho, implementadas por uma equipe especializada, podendo ser colaboradores da própria empresa ou, mais comumente, profissionais terceirizados. Essa equipe é geralmente composta por:
-
- Técnico de segurança do trabalho: é quem faz o parecer técnico dos riscos de acidentes existentes nas operações da empresa, sugerindo as medidas de eliminação e neutralização. Os técnicos também são aqueles que promovem os programas de prevenção de acidentes e doenças, através de avaliação de área e ações educativas.
- Engenheiro de segurança do trabalho: é o responsável pela supervisão, coordenação e orientação técnica de segurança de trabalho. Para isso, eles não apenas inspecionam as instalações em geral, como se certificam que os equipamentos e máquinas são seguros.
- Enfermeiro: função exercida em parceria direta com os médicos, os enfermeiros ajudam tanto na parte operacional do cuidado com a saúde, como o levantamento de doenças e lesões traumáticas e suas relações com as atividades funcionais, ainda, entram em ação prestando os primeiros socorros no local do trabalho, administrando medicamento e preparando o paciente para um possível atendimento médico.
- Auxiliar de enfermagem: o auxiliar de enfermagem apoia o enfermeiro em suas tarefas rotineiras na empresa, se encarregando daquelas que exigem menos complexidade, como o cuidado de pequenos machucados.
- Médico do trabalho: São os responsáveis cuidar da saúde dos funcionários, realizando consulta médica, prescrevendo medicamentos, detectando previamente doenças para que o quadro não evolua, entre outras funções.
A quantidade de profissionais necessários na empresa pode variar conforme o grau de risco da atividade da companhia, o local de suas instalações e o número de funcionários. De qualquer forma, para a promoção, prevenção e tratamento adequado, a equipe precisa estar alinhada e informada sobre os casos presentes na empresa, fazendo um mapeamento e acompanhamento da saúde dos trabalhadores.
É essa a equipe que, pode ajudar na prevenção, como, no caso de ocorrências, podem agir de forma mais rápida, prestando os primeiros socorros até que uma equipe médica chegue no local.
Vantagens do SESMT para a empresa
Uma empresa que precise implementar o SESMT em sua operação ganha em tempo e recursos ao terceirizar este serviço para uma empresa especializada, como o Grupo Med+, que atua há mais de 15 anos na prevenção e atendimento em acidentes.
As vantagens de contratar um serviço como este incluem:
- Acompanhamento dos indicadores de quase acidente, acidentes de trabalho e doenças, ajudando o negócio a encontrar os pontos de melhora.
- Economia ao trabalhar a prevenção dos acidentes e doenças, eliminando custos como absenteísmo, turnover, sinistralidade do plano de saúde, multas ou processos legais.
- Evitar que doenças ocupacionais possam afastar seus colaborados e criar desfalque na empresa.
- Integração dos colaboradores na gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – SSO;
- Disponibilização de Equipamento de Proteção Individual – EPI adequado.
- Facilita a gestão do SESMT e ainda alivia o RH da empresa, ao passar as demandas para uma empresa especializada.
Administrar segurança e medicina do trabalho se torna muito mais fácil, e menos dispendioso, quando é feito de maneira terceirizada. Conheça o serviço de SESMT do Grupo Med+ e tenha na sua empresa uma empresa que cuidará com profissionalismo, seriedade e eficiência da saúde e segurança dos seus colaboradores