Disponibilizar enfermaria nas escolas pode virar lei em breve no DF
Disponibilizar enfermaria nas escolas pode virar lei em breve no DF
Já tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o Projeto de Lei (PL) nº 736/2019, que obriga a contratação de técnico em enfermagem para escolas de ensino públicas ou privadas, com um mínimo de 200 alunos. O PL, recentemente aprovado na Comissão de Educação, ainda se encontra em tramitação na casa, mas a caminho de se tornar realidade. E pensando no futuro próximo, algumas instituições de ensino já buscam se adequar à nova realidade.
“Quase toda mãe, em algum momento da vida acadêmica do filho, foi acionada pela escola porque ele caiu, se machucou, passou mal. Ou ouviu dele, o relato sobre um coleguinha que passou por isso. Certamente, essa criança, esse adolescente e até mesmo os professores, quando isso ocorre, são socorridos por outro profissional de ensino, em geral, no improviso por não ter pessoal com preparo adequado para prestar esse tipo de atendimento nas escolas”, afirma o autor do PL, deputado distrital Jorge Vianna (Podemos).
Para as escolas que ainda não possuem o serviço uma forma de garantir o atendimento de forma eficaz é terceirizar uma enfermaria. O Grupo Med+, que já atua na área desde 2002, oferece planos personalizados de acordo com as necessidades de cada instituição. “O principal objetivo é implementar uma enfermaria que ofereça o melhor atendimento, de acordo com cada peculiaridade. Há escolas que oferecem mais atividades físicas que outras, ou que atendem alunos com necessidades especiais. O programa Mais saúde nas Escolas, da Med+, está atento a todas essas particularidades também”, disse Franciele Torres, Gestora do Mais Saúde nas Escolas, do Grupo Med+.
Independente da aprovação do PL, as escolas precisam estar preparadas para assistir os alunos, já que as crianças e jovens ficam sob sua responsabilidade a maior parte da vida escolar, como destacou Priscilla Baldissera Agostinho, Enfermeira no Colégio Mackenzie de Brasília. “O Mackenzie já oferece o serviço de enfermaria há anos, e esse trabalho tem trazido ótimos resultados. Assim, poderemos contar com um atendimento local imediato para qualquer eventualidade, o que protege o aluno, mas respalda também a instituição”, disse.
A enfermaria nas escolas pode servir para prestar assistência a estudantes e funcionários caso precisem de socorro ou tenham algum problema de saúde, mas podem também realizar atividades administrativas no ambiente escolar como campanhas de prevenção e conscientização. Com o cenário que a pandemia criou, vale destacar ainda que a enfermaria na escola oferece uma atenção especial visando programas de distanciamento e higienização frequentes, que contribuem para a diminuição de incidência do vírus na escola
Grupo Med+
Fundada em 2008, a Med+ está a 13 anos atuando na terceirização de serviços especiais como Serviços Médicos de Urgência e Emergência, Prevenção e Combate ao Incêndio e Gestão Ambulatorial. Atualmente o grupo está presente nas principais Instituições do país, especialmente aeroportos, mineradoras, refinarias, portos, rodovias, entidades privadas, economia mista e Órgãos Públicos. A empresa conta com mais de mil colaboradores diretos e indiretos em quase todos os estados da Federação.
Com informações do blog www.jorgevianna.com.br/
Comente
Want to join the discussion?Feel free to contribute!